sábado, 3 de setembro de 2011

Projeto FAAL: Loft

No segundo semestre do curso, agora com a professora Clarissa, nosso grupo também mudou.
Idianara, Rafael, Rose e Talita.
O objetivo da disciplina era desnvolver o projeto de interiores de um loft.





Nossa Cliente!!!!
:: Claudia M. Cardoso-Fleck é designer gráfica, artista digital e educadora. É Mestre em Belas Artes em Arte Computacional pela Escola de Artes Visuais de Nova Iorque. De origem brasileira, interessa-se pela forma como a sociedade percepciona e relaciona a espiritualidade com a beleza, a consciência e o tempo. Interessa-se pelo estudo da cibernética, tecnoética e moistmedia como meios para activar a consciência e o auto conhecimento físico e espiritual, bem como processos educacionais e abordagens que fomentem nas novas gerações a aprendizagem e percepção de si mesmas.

Através do Briefing, chegamos ao conceito:Ampulheta


De origem romana, a ampulheta (redoma), é um dos meios mais antigos de medir o tempo. Constitui-se de dois recipientes cônicos ou cilíndricos transparentes ligados por um pequeno e estreito orifício onde se passa uma quantidade determinada de areia, esta, especificamente, responsável em marcar o tempo. Escolhemos este objeto, pois acreditamos que este represente muito o estilo de vida de Cláudia. Esteticamente simples, a ampulheta traz consigo o grande complexo de simbolizar, de certa forma, a transitoriedade da vida.





Fotos do Loft















Com o surgimento de novas necessidades, houve um aperfeiçoamento na idéia da porta do banheiro. De início, havíamos pensado em uma porta de correr, mas a proposta foi descartada uma vez que o modelo não se adequou ao espaço. A área reservada para a exposição do Mixing Realities e o armário de apoio na área de serviço não sofreram alterações. Com a planta baixa em mãos, fomos estudando ponto a ponto quais seriam as alterações a serem realizadas e com isso chegamos ao nosso projeto final. Além das alterações citadas acima, incluímos na proposta a criação de um armário no dormitório já que a cliente não se adapta a idéia do closet. Partindo para os próximos pontos, sugerimos a criação de uma cozinha funcional, de um espaço Fitness, de um Home Office e de uma charmosa sala de estar. Finalizando o projeto, pensamos em bancadas de apoio para que Cláudia pudesse utilizá-las da forma que melhor conviesse a partir de qual atividade estivesse realizando no momento.
Desde o início do projeto, o grupo atentou-se ao fato de que seria preciso um novo layout para o loft. Uma das regras impostas para execução do projeto é a criação de um ambiente para exposição do projeto de Cláudia - “Mixing Realities”. Como já citamos anteriormente, a localização da porta do banheiro, assim como a disposição dos objetos em seu interior implicavam em uma má organização física fazendo com que o ambiente perdesse espaço. Outro ponto, pensado por nós, é o fato de que não há nenhum tipo de separação e assim nenhum tipo de privacidade no que diz respeito à área de serviço, esta que dá acesso a entrada do banheiro. Pensando nesta privacidade, mas não nos esquecendo da idéia de ambientes amplos, imaginamos a criação de um armário que ajudaria no isolamento visual deste ambiente e serviria como apoio no armazenamento de utensílios e produtos.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário