domingo, 4 de setembro de 2011

Projetos FAAL: Corporativo


Nesse projeto de interior da loja Peugeot Marché, em Limeira - São Paulo, inspiradas pela marcante história da empresa, a idéia foi criar um ambiente para satisfazer clientes e funcionários a fim de proporcionar um clima agradável e receptivo. Como a Peugeot trata-se de uma marca fortemente solidificada e confiante, focalizamos nestes dois adjetivos da empresa e encontramos aquele que consideramos o conceito exato para o desenvolvimento do presente projeto: tradição. Como este é um conceito intangível, não há condições, por exemplo, de implementá-lo dando forma a um mobiliário.Assim, estudamos a possibilidade de implementá-lo,então, de forma substancial através de um espaço memorial que conta através de textos, fotos e vídeos, toda a trajetória da empresa francesa.



Ao iniciarmos nosso projeto, partimos para a resolução do nosso principal problema: falta de circulação de ar no interior da concessionária. Uma vez já definido que a clarabóia feita de vidros e brises fixos resolveria o problema citado, deu-se início a uma série de pesquisas referente à elaboração e colocação de tal material no interior do prédio. Definimos então a dimensão e posicionamento que esta deveria ocupar, ressalta-se neste ponto, ser de extrema importância tais estudos uma vez que mal posicionado ou então com dimensão errônea, não seria possível sanar o problema de circulação de ar e desta forma, não faria sentido algum o projeto como um todo.


Estudos cromáticos:
Realizamos dois estudos Cromáticos na intenção de optar por um deles. Partimos de dois pensamentos totalmente opostos: o primeiro, uma vez que mantivemos alguns pontos do projeto Blue Box, era manter a relação de cores já utilizada pelo Peugeot, ou seja, fazer uma relação monocromática da cor azul- onde, utiliza-se a matiz específica e a derivação de seus tons. A imagem a baixo foi utilizada no estudo de caso para responder a questão, levantada pela professora Renata La Rocca,quais as cores nos utilizaríamos para relacionar a marca.
Optamos em representar nossa resposta com esta imagem, pois além do uso monocromático da cor azul dá- se a sensação, através do jogo de brilho existe na imagem, a presença sutil do tom prateado, o qual remete bastante com a marca Peugeot.

Porém, apesar de acharmos que esta seria a perfeita relação de cores para nosso projeto, ao estudarmos- o com mais esmero, optamos por sutilmente eliminar a presença apenas da cor azul, pensando nisso, fazendo uso da reforma realizada no café complementamos aos tons de azul, tons alaranjados. Utilizando-nos dos retratos existentes no espaço café, nas cores sépia, assim como as pastilhas empregadas no balcão que também derivam do tom alaranjado, obtivemos um estudo cromático complementar que varia entre o azul da logomarca da empresa com os tons alaranjados empregados no espaço mencionado.





Este, a baixo, é a representação de um expositor cuja principal função é destacar um produto, no caso, um modelo de veículo, dos demais. O design curvo nos foi possível através da elaboração deste equipamento com o Corian.
Este material possibilita a criação de soluções inovadoras uma vez que pode adquirir, praticamente, qualquer forma, podendo ser curvada, como é no caso do projeto para a Peugeot, quando aquecida através de moldagem ou usinagem. Assim que esfria dentro do molde já está em seu formato final e pode ser desenformada.
Na parte interna do equipamento, através da tecnologia de reprodução de vídeos e imagens, serão obtidas informações quanto ao modelo como especificações e opcionais de série. Para o setor de merchandising da Peugeot, este será um ótimo aliado para fixar a imagem e rentabilidade do produto.
A dimensão do expositor é de 4,60X 4,29x 2,10m.


Mobiliário desenvolvido pelos alunos e empregados no projeto.A aluna Idianara desenvolveu o projeto de uma cadeira interativa que estrá no espaço memorial, as alunas Patrícia e Talita desenvolveram mobiliários que estarão presentes no espaço Kid´s e eu desenvolvi um painel interativo que conterá as informações de cada modelo Peugeot.Os clientes poderão além de ter acesso a informação dos modelos escolher itens como roda, estofados, etc.

Proposta de nova fachada: a idéia não é intervir na arquitetura mas somente alterar os materiais de revestimento

Imagem renderizada do espaço café.

Imagem renderizada do espaço de atendimento ao cliente


Imagens renderizadas do espaço memorial - aproposta é criar um espaço que além de contar toda história da marca também servirá como uma confortável sala de espera para clientes.




Imagens renderizadas da claraboia: proposta para sanar a falta de circulação de ar no interior do prédio.



Imagens renderizadas do espaço da loja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário