sábado, 3 de setembro de 2011

Projetos FAAL: Residencial

A dupla Rose e Talita tinham como objetivo desenvolver o projeto de interiores residencial para o cliente Tiago Leme




Bancário nas horas vagas como costuma dizer, Tiago tem verdadeira paixão pela música.O vocalista da Banda Pantro,ainda tem um outro forte hobby: coleção de miniatura de carros.





Para o desenvolvimento deste projeto adotamos como conceito o EU, muito forte e marcante nas atitudes do cliente.Para melhor entendimento elaboramos o painel sêmantico ao lado.




Estudo de caso



Vivemos nos dias atuais um aquecimento no mercado imobiliário. São casais ou apenas jovens buscando sua independência. Com o crescimento abundante de pessoas, foi preciso adaptar as cidades para que a população se acomodasse nos centros urbanos. Foi então que houve o surgimento de novas estruturas para prédios residenciais. Hoje, encontramos apartamentos mais compactos, mesmo os com maior número de quartos. Para que a população não se assustasse com o impacto causado pela diminuição na área dos apartamentos, e os problemas que esta causa para acomodação e conforto no interior dos apartamentos, construtoras tem adotado como marketing a elaboração de plantas humanizadas com mobiliário em escala reduzidas ou com medidas fora do padrão comercial, tornando-se um pequeno problema para a população uma vez que nem todos têm condições financeiras para mobiliar sua residência com móveis planejados.









A partir da idéia de criar ambientes onde se encontrasse o EU do cliente, projetamos espaços harmônicos, porém com toques que remetessem ao pessoal de Tiago, representados através do bistrô, ao invés de uma mesa de jantar clássica, proporcionando um ambiente despojado, solicitado pelo cliente para recepção de amigos. Ainda na sala, foi pensado para ornamentação, telas de músicos, entre elas a representação de uma vocalista, o que está literalmente ligado ao cliente. O escritório é o ponto chave do projeto. É neste espaço que intensificamos o conceito adotado por nós. Encontram-se no ambiente características marcantes do nosso cliente: como o gosto pela música e pela coleção de miniaturas.A tela projetada para o espaço completa nossa linha de pensamento, trata-se da representação do cliente através de uma pintura não acadêmica, tornando-se assim mais jovem e atual.Com este objeto acreditamos alcançar o ponto máximo da implementação do conceito no ambiente projetado.














Desde o início do projeto, nossa preocupação constituía-se no fato de trabalharmos com espaços estreitos, sem poder fazer alterações na paginação de teto e piso e na estrutura do apartamento, mas mesmo assim, oferecer ao cliente, ambientes amplos afim de que ele possa receber seus amigos de uma forma confortável,despojada e prática , uma vez que esta é uma solicitação do cliente.
Nosso desafio se iniciou quando observamos que não havia espaço para uma mesa na cozinha fazendo com que tivéssemos que dividir o ambiente destinado a sala de T.V, que por sua vez é a única entrada do apartamento e o local onde o cliente receberá seus amigos, com um espaço para as refeições. Foi então que nos surgiu à idéia de nos utilizarmos do sofá, para dividirmos, esteticamente, estes espaços. De um lado, então, teríamos um conjunto de jantar, e do outro, uma sala para recepção e T.V.
O escritório por sua vez, é relativamente amplo, pois o cliente não necessita de armários por não ter muitos objetos a serem guardados uma vez que já se utiliza dos armários do dormitório. Neste caso, como o cliente é extremamente ligado a família e prefere deixar os outros quartos livres para poder acomodar os parentes quando o vierem visitar, a idéia é reunir, no escritório, todos os objetos que lhe dão prazer e que os fazem relaxar. São a coleção de miniaturas de carros e a paixão pelos seus instrumentos musicais. Isto tornaria o escritório um lugar de refúgio e os demais espaços funcionais.








Quando iniciamos a construção das maquetes física e eletrônica, observamos que a idéia sugeria para a sala de T.V. poderia ser aperfeiçoada para um melhor aproveitamento do espaço. O fato é que nossa idéia até então proposta, não era a mais conveniente para o ambiente, pois este se tornaria ainda mais estreito dando uma sensação de sufoco. Então, nos veio em mente à idéia de ao invés de “cortarmos” a sala com o sofá, posicioná-lo de outra forma para termos um melhor aproveitamento do espaço. Com isso, nos veio à mente também substituir a clássica mesa de jantar por um bistrô, tornando o espaço amplo, moderno e principalmente, jovem e casual, o que remete muito ao perfil do nosso cliente. As demais propostas não sofreram qualquer alteração.






Layout





Vista superior maquete eletrônica - Sala



Vista Superior maquete eletrônica - escritório/cozinha





Maquete física

Nenhum comentário:

Postar um comentário